Qual a função da capa para os ebooks?

Nos primórdios as “capas” de livros serviam unicamente para proteção dos livros, que naquele tempo não eram produzidos aos milhares ou centenas como nos dias de hoje. Com o passar do tempo uma nova percepção do produto livro foi notada, juntamente de novas tecnologias que transformaram para sempre o mercado editorial. Assim a capa dos livros tinha como função não só a proteção mas a identificação daquele projeto. Em tempos atuais, além dessas duas funções as capas de livros tem como principal função a propaganda do produto. Nas livrarias vemos os mais diversos acabamentos e tecnologia gráfica a serviço dessa função, tentar fisgar o leitor em meio um mar de opções.

Qual a função da capa de ebooks?

Certamente não a proteção, por outro lado a simples indicação do nome da obra e autor será simples demais. Isso posto e levando em conta o modo como os ebooks são “expostos” em sites, parece certo dizer que as capas nesse caso são de extrema importância para sua divulgação, e tem como principal e única função a identificação e comercialização do livro.

Pensando nisso percebemos o quão importante é o trabalho do capista, ou seja o profissional que fará a capa do livro. Não só a grande concorrência e oferta entre livros, o mercado editorial de ebook como se sabe, dá voz a muitos autores estreantes, que publicam suas obras de forma independente. Nesse cenário, autor desconhecido, ausência de grandes propagandas e a cocorrencia com outros autores desconhecidos e outros já consagrados, pede que o passar de olhos do seu leitor em potencial encontre uma capa de impacto, que o intrigue e através desse primeiro contato o faça querer conhecer mais daquela obra.

Seja nos sites onde o ebook está sendo vendido, ou nas divulgações em redes sociais, a capa do seu livro será o primeiro contato com o público, nessa hora um bom título ajudará (mas isso é assunto pra outra conversa). Somos seres absurdamente visuais tanto na imagem que queremos passar quanto nas imagens que vemos e em fração de segundos determinados o que vale e o que não merece a nossa atenção. Será então nesse momento que você pode ou não conseguir um leitor, não se deve comprar ou julgar um livro pela capa, alguém já disse isso e é verdade. Contudo, sem o selo de uma grande editora ou um nome de autor já conhecido, é por esse artifício que você chegará ou não ao próximo contato com o leitor. É um processo lento, construído em etapas, que por sua vez duram segundos. A visão da capa, a identificaão do título, busca pelo nome do autor, a resenha e o “clique” em adicionar a sacola. Será sobre isso e outros assuntos de literatura e design editorial que vamos conversar. Depois da rápida apresentação dessa problemática me despeço já tendo um encontro marcado no próximo post aqui no Ebook News.

Ygor Moretti Fiorante é autor e designer gráfico, publicou o ebook O Menino Susto pela Revolução ebook e o livro de contos Do Som ao Impacto, pela Editora Multifoco. Mantém o blog Moviemento e colabora para o site Cenas de Cinema. Atende autores e editoras através da Capitular Design.