Vai Ler eBooks? Não Comece Comprando o Aparelho

Tradução livre do texto originalmente publicado no blog Ebook Friendly.

Mais e mais pessoas estão comprando eReaders, os leitores de ebooks, por conta dos preços acessíveis. Mas se você está realmente interessado em ler ebooks, comece lendo sobre ebooks. Uma coisa muito importante que você precisa saber, é que nem todos os ebooks funcionam em todos os aparelhos – ao menos, não facilmente.

Se você compra um Kindle, tenha em mente que não será possível comprar ebooks da Kobo e do Google, e passá-los para ler no seu Kindle, sem precisar buscar no Google como “remover DRM” de ebooks (veja o que é DRM). Antes de comparar especificações técnicas dos aparelhos, é bom gastar algum tempo aprendendo sobre os ebooks que você pretende ler. Você não irá comprar um ereader – irá comprar uma experiência de leitura, que pode variar conforme a empresa que você escolher. A princípio, você pode ler ebooks no computador, em smartphones, tablets (LINK)…

1. Teste as lojas, faça um download e uma compra

Há muitos locais e lojas na Internet onde você pode comprar ebooks. Pesquise qual loja atende melhor o seu gosto, suas necessidades. O mais importante: qual loja tem os livros que interessam você. Praticamente todas as lojas dispõe de seções de livros grátis, que você pode baixar e testar.

2. Teste os aplicativos

Muitas lojas de ebooks possuem aplicativos próprios, que você pode instalar em computadores, smartphones e tablets. Como é ler um ebook hoje? Ebooks não são arquivos de word mal preparados, que você tentava ler em um escritório alguns anos atrás. Atualmente, os ebooks permitem um monte de opções de personalização: fontes, fundo, entre outras. Você também pode adicionar marcadores, notas e até mesmo citar passagens de texto em mídias sociais.

Se você possui um smartphone ou tablet, use a loja de aplicativos do seu aparelho para encontrar um aplicativo de eReading. Rapidamente você encontrará opções e já será um bom começo. Só tenha em mente que, eventualmente, você poderá querer ou precisar de um dispositivo maior que um telefone.

Para ler no computador, você pode usar o Adobe Digital Editions, que funciona no Windows e Mac. Veja mais opções aqui.

3. Compare preços

Se preço é algo importante para você, e espera que os ebooks sejam baratos, confira e compare preços. No Brasil, as editoras cobram pelos ebooks cerca de 60% a 85% do preço de um impresso. Com o início da concorrência internacional de Apple, Amazon, Google, Kobo, etc, promoções deixaram de ser um artigo raro e acontecem com mais frequência.

4. Identifique as suas preferências

No fim das contas, pode ser que um ereader (ou tablet) não seja o aparelho ideal para você. Talvez um smartphone já seja suficiente – digamos que você leia muito em lugares apertados, como ônibus e metrô. Enfim, não deixe a sua decisão nas mãos de quem avalia os aparelhos – pergunte para você mesmo o que seria melhor e mais prático usar, para ler ebooks.

Originalmente publicado em 02/01/2013